WP11-Análise Ergonômica + Projeto do Posto de Trabalho (para atender a NR17 de Ergonomia e o eSocial) (8h)

Horário:

Manhã 8h30 às 12h30 – Tarde 13h30 às 17h30

 

Objetivo:

Apresentar um modelo para elaboração da Análise Ergonômica do Trabalho que atenda a NR-17 que permita identificar os Riscos Ergonômicos da Tabela 23 do eSocial.

Será apresentado o passo-a-passo elaborar a Análise Ergonômica do Trabalho abrangendo todos os itens da NR-17 de Ergonomia, bem como todos os itens dos 5 tipos de Riscos Ergonômicos do eSocial (Riscos Biomecânicos, Riscos do Mobiliário, Riscos dos Equipamentos, Riscos Ambientais, Riscos Organizacionais e Riscos Psicossociais e Cognitivos.

Como a AET (NR-17) e os Riscos Ergonômicos do eSocial necessitam de adequação Ergonômica do Posto de Trabalho, do Processo de Produção e das Condições Gerais de Trabalho, será necessário e obrigatório o desenvolvimento do Projeto de Adequação do Posto de Trabalho e de um Sistema de Gestão da Ergonomia na Empresa.

Neste curso será apresentado o conceito do ERGODESIGN (Projeto Ergonômico do Posto de Trabalho) abordando as metodologias de Avaliação da Qualidade Ergonômica do Posto de Trabalho e de Desenvolvimento do Projeto do Posto de Trabalho. Serão mostrado o passo-a-passo de cada metodologia, bem como estudos de caso de vários tipos de projeto de postos de trabalho em Ambientes Industriais (postos de trabalho individual e postos de trabalho em linhas de produção), bem como postos de trabalho de Ambientes Administrativos (Estações de Trabalho com Terminais de Computador e Notebooks).

 

Conteúdo Programático:

A NR-17 de Ergonomia conceito, abrangência e aplicação;

Finalidades da Análise Ergonômica do Trabalho (AET);

Correlações da NR-17 e os Riscos Ergonômicos do eSocial;

Como elaborar e Redigir a AET-Análise Ergonômica do Trabalho para atender a NR-17 e o eSocial;

Quem pode elaborar e ser o Responsável Técnico pela AET-Análise Ergonômica do Trabalho (segundo Ministério do Trabalho);

Conceito do ERGODESIGN (Projeto Ergonômico);

Metodologia de Avaliação da Qualidade Ergonômica do Posto de Trabalho;

(Diagnóstico da Interface Física Posto de Trabalho x Operador  + Diagnóstico de Satisfação Posto de Trabalho x OPerador);

Ciclo Básico do Processo Projetual do Posto de Trabalho;

Etapas do Processo Projetual de Adequação Ergonômica do Postos de Trabalho com os princípios do Ergodesign para atender a NR-17 e o eSocial.

Palestrante:

Carlos Maurício Duque - Doutor em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia pela POLI-USP e UNIP. Professor nos cursos de pós-graduação em Eng. Seg. do Trabalho da UNIP, da pós em Medicina do Trabalho da UNIBR, do mestrado profissional em Ergonomia da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - Recife e da pós de Ergonomia do SENAC-Jabaquara (São Paulo)  e SENAC-Ribeirão Preto. É diretor técnico da DCA Ergonomia & Design (www.dcaergonomia.com.br). Atua com Ergonomia há mais de 40 anos. Consultor de Ergonomia da Rhodia-Solvay, Bradesco, Petrobras, Alcoa, Citibank, FAME, OTKER, GE-Bosch-Dako e Continental, COSIPA-Usiminas (SP) e CSN-RJ entre outras – São Paulo/SP


 

Faça sua inscrição no local do evento, a partir de 7 de agosto.

Realização:
Correalização:
Promoção:
Copromoção:

Informações e inscrições:

(51) 2131.0400 | (11) 4062.5454 | treinamento@protecaoeventos.com.br

Siga nas redes sociais:
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram