WE3 - Técnicas avançadas de combate a incêndio em

unidades Petroquímicas e Petrolíferas (8h)  

Horário:

Manhã -  8h30 às 12h30 - Tarde 13h30 às 17h30


Objetivo:

Este treinamento visa prover um entendimento básico de controle de emergência em unidades Petroquímicas e Petrolíferas enfatizando o planejamento e a preparação como etapas adicionais para proteger pessoas, meio ambiente e as instalações e atenderá o programa estabelecido na NFPA 1081 (Industrial Exterior e Interior Fire Brigade Training) e a NBR ABNT 17505 (Proteção contra incêndio para parques de armazenamento com tanques estacionários).


Conteúdo Programático:

1. Dinâmicas e definições sobre Slopover, Boilover, Frothover, Flash Fire, Pool Fire, Jet Fire, Fire Ball, Thermal Radiation Feedback e BLEVE, 2. Estudo da NBR 17505 (conceitos, termos; definições; requisitos; retroatividade; projeto e construção de tanques de armazenamento), 3. Técnicas de prevenção de transbordamento de tanques de armazenamento, tipos de incêndio em tanques e estratégias de supressão de Incêndios em respiros de tanques de teto fixo, no selo do perímetro de tanques de teto flutuante externo e Interno, incêndios em toda a superfície de líquido, obstruída, com teto afundado (totalmente ou parcialmente), 4. Incêndios no solo em volta dos TQs (diques e bacia de contenção), 5. Planejamento e técnicas de supressão de incêndio em tanques de teto fixo e flutuante (Tanques verticais de teto fixo sem junções rompíveis do teto, tanques horizontais, tanques de junções aparafusadas e rebitadas, tanques de teto flutuante Interno e de teto flutuante aberto, tanques de teto flutuante externo em domos).  6. Técnicas de combate com emprego de cone de força (jato de ataque) e neblina (jato de proteção) e Utilização de Canhões de Alta Vazão (CAV), 7. Utilização e forma de atuação do LGE, cálculo de taxa, tempo e métodos de aplicação de solução de espuma com uso de aplicadores manuais e canhões monitores, 8. Cálculo de taxas de resfriamento de TQs por canhões-monitores (fixos ou móveis) ou mangueiras a partir de hidrantes, 9. Principais técnicas de combate com LGE (Attack Deflection, Rolling the Foam, Blanket Of Foam e Flood attack) em TQs, Pisos, Plataformas de Carregamento e demais equipamentos das Unidades de Processo. 10. Técnicas de aproximação e demais métodos de combate em Unidades de armazenagem e carregamento, dutos, cilindros de GLP, manifolds, válvulas, scrappers e alinhamentos com derivados de petróleo e gás.


Palestrante:

Marco Aurélio Rocha – Graduado em Segurança. Pós-Graduado em Higiene e Segurança do Trabalho, em Gerenciamento de Emergências e Desastres. Especialista em Segurança contra Incêndio e Pânico e em Toxicologia Geral. Técnico em Segurança e em Emergências Médicas. Capacitado em: Disaster Management & Emergency Preparedness (ACS/USA), WMD/Terrorism Awareness for Emergency Responder e Enhanced All-Hazards Incident Management / Unified Command (FEMA/DHS/TEEX-USA), Hazardous Materials Awareness (TTCI/USA). Certificado e acreditado como Instrutor NFPA 1041 (TEEX/USA).
 

Faça sua inscrição no local do evento, a partir de 7 de agosto.

Realização:
Correalização:
Promoção:
Copromoção:

Informações e inscrições:

(51) 2131.0400 | (11) 4062.5454 | treinamento@protecaoeventos.com.br

Siga nas redes sociais:
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram